O primeiro livro das Crônicas 21:1 declara que Satanás incitou Davi a fazer um censo. Trata-se da repetição do que está escrito em 2 Samuel 24:1, que data de alguns séculos antes do exilio.
Escrevendo depois do exilio, depois do contato com a religião dos persas, o autor de Crónicas coloca Satanás como responsável por ter induzido Davi ao pecado, ao passo que o autor de Samuel atribui isso ao próprio Deus. É uma passagem contraditória, e tem sido tratada como tal por considerável fontes ateístas. Mas seria isso uma contradição por algum descuido do autor, ou uma reescritura proposital do texto de Samuel?
A pergunta é válida porque, de acordo com historiadores, foi somente depois de terem contato com a religião dos persas que os judeus adotaram a figura de Satanás como arquinimigo de Deus, que até então era apenas um anjo rebelde, conforme consta em Jó. Se isso for verdade, se o autor de Crônicas deliberadamente reescreveu Samuel, fica posto em dúvida a autenticidade de todos os textos considerados sagrados.
A respeito desse assunto, veja uma live com o professor Nelson Lellis; ele trata dessa questão por uns cinco minutos, a começar pelo minuto 44 do vídeo. Veja aqui uma consideração mais extensa sobre este assunto.
Pesquise mais: Personagens bíblicos, Temas diversos; Perfil do autor
Kkkkk
ResponderExcluirReflexão interessante
ResponderExcluir