Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a Pedro e depois aos doze (1 Coríntios 15:5, NVI).
Paulo declara em sua carta aos coríntios, escrita em meados de 50 d.C., que Jesus ‘apareceu aos doze’. Ele desconhecia que Jesus ficara com apenas 11 apóstolos fiéis?
Ele não poderia saber de Judas Iscariotes através dos evangelhos porque foram escritos todos depois de 70 d.C. Apesar de ter contato com Lucas, que faria constar em Atos a escolha de um substituto para Judas, Lucas afirma que Matias só foi escolhido depois que Cristo subiu aos céus (Atos 1:9,26); portanto, Jesus só poderia aparecer para 11 de seus apóstolos fiéis.
Visto que Lucas parece não ter atualizado Paulo sobre Judas Iscariotes, pode ser que Lucas também desconhecesse sua existência até então.
Marcos foi o primeiro evangelho a ser escrito e, teoricamente, o primeiro a falar sobre Judas. Esses elementos têm levado alguns a suspeitar que ele foi um personagem inventado por Marcos para explicar o porquê de Jesus ter sido preso e por fim crucificado.
Contra essa ideia, pode-se citar o historiador Jonathan Matthies, que salienta ser esse um pensamento com pouca sustentação histórica.
Comentários
Postar um comentário